terça-feira, 22 de junho de 2010

Backpacking


Deve ter um ano que eu ouvi falar sobre isso e fiquei fascinado, mas a vontade passou. Porém recentemente me lembrei e o fascínio voltou.
Backpacking ou, como é chamado no Brasil, "mochilão", é um jeito de viajar. Aqui no Brasil não é muito difundido ainda e seu conceito é bastante distorcido. A maioria das pessoas associa a palavra a viajar mendigando, com uma mochila nas costas e se hospedar em cafofos fedorentos. Talvez você esteja pensando agora: "ué, mas não é isso mesmo?". Não. É ,sim, um jeito mais econômico de viajar, se comparado a um pacote de viagem na CVC por exemplo, mas não é sinônimo de pobreza. Acho que o melhor jeito de tentar simbolizar um mochilão é por meio de duas palavras: liberdade e simplicidade. Mochilar é abrir mão de um guia, uma bagagem imensa e um hotel de luxo para poder escolher você próprio sua programação, levar apenas o indispensável em uma mochila e estender mais a viajem com o dinheiro economizado por ficar em albergues (que não são as espeluncas que todos pensam. Antes de julgar, pesquise!).
Ainda não fiz um mochilão por diversos motivos, mas ainda espero fazer algum dia. Deve ser uma experiência incrível viajar desse modo. O contato com a cultura e a linguagem local deve ser bem maior quando se tem que resolver tudo por conta própria. Se eu viajar sozinho então, nem se fala. Sem contar que albergue é carta certa para conhecer pessoas do mundo todo.
Um site bem interessante sobre o assunto é o "Mochilão sem Fronteiras". Foi por ele que eu fiquei sabendo sobre esse assunto.
E pra finalizar um vídeo realmente estimulante sobre backpacking.

3 comentários:

  1. Nossa paulo! Vc está começando a me assustar..
    Achei o texto incrível e muito interessante. contniua assim rapaz!
    Fiquei ate com vontade de fazer um mochilão...
    só non assisti o video pq non posso fazer barulho aqui agora e non achei meus fones ¬¬
    mas depois passo aqui de novo!
    bjão!

    ResponderExcluir
  2. muito bom o texto, muito bom o vídeo.
    realmente me deu vontade de arrumar as coisas e ir fazer um mochilão.

    ResponderExcluir
  3. Nossa sempre tive essa vontade de fazer muchilão, uma vez até vi no SBT de madrugada falando sobre os hoteis, e que os melhores e mais baratos são na Europa, e que no RJ e SP é mais caro que lá fora ;D eu fiquei de cara rsrs.
    Então boa sorte com suas viagens futuras!
    kisSus;*


    PS: Amei seu blog \õ/

    ResponderExcluir