sábado, 7 de agosto de 2010

Será que isso tudo é real?


Depois de duas semanas sem postar por causa da preguiça, viagem e aulas de direção, estou de volta.
Será bem difícil colocar todos os meus pensamentos sobre o assunto de hoje no papel (ou no monitor), mas vamos lá. Imagino que depois desse post você fique com mais uma dúvida na sua cabeça. Ou não, se você realmente não é real. Mas se bem que eu imaginando que você imagine isso... Esquece por enquanto, daqui a pouco você vai entender.
A questão de hoje é: O mundo é real ou é apenas fruto da sua (minha) imaginação?
Esse pensamento surgiu numa aula de filosofia da 8° serie, quando uma professora sugeriu que pensássemos sobre isso. E hoje eu lembrei.
Vamos lá, pense um pouco. Até que faz sentido, né? Afinal toda a nossa percepção de mundo depende exclusivamente de nosso sistema nervoso. Nós percebemos que há uma parede na nossa frente pois nosso nervo óptico manda uma mensagem ao cérebro "avisando" que nosso olho conseguiu ver a parede. Ou então porque você encostou na parede, fazendo com que seus nervos sensoriais mandassem uma outra mensagem "avisando" que nossas mãos conseguem sentir a parede. Então você não precisa realmente ver ou tocar a parede, basta que seu sistema nervoso trabalhasse para criar essa ilusão. Falando assim parece até um pouco matrix né? Haha.
Você poderia ser apenas uma bolha pensante ou um cérebro dentro de uma garrafa criando essa realidade enganosa. Pensando dessa maneira chega a ser até estranho estar escrevendo agora, afinal quem vai ler é você e você é apenas uma criação da minha mente, oque faz com que eu esteja escrevendo pra mim mesmo. E se você é alguém que eu nem conheço é mais estranho ainda, pois eu estou imaginando que alguém está lendo. Se comentar então eu enlouqueço, pois além de imaginar estar lendo algo que eu já escrevi, pensaria em algo pra comentar, sendo que o eu verdadeiro só saberia do comentário após acessar o site, dias depois.
Com isso me imagino sendo dois "eus": o "eu1" e o "eu2". O eu1 é o dotado de toda a criatividade e conhecimento mundanos. Ele é a bolha pensante ou o cérebro engarrafado. O eu1 imaginou toda a história da humanidade, toda as leis físicas que regulam o mundo, todas as línguas de todos os países, e por aí vai. O eu2 já é menor e menos importante. Ele é uma criação do eu1, uma pessoa, assim como você que está lendo. O eu2 é aquele que você conhece (ou não).
Pense agora que, como o meu eu1, existem vários "ele1". Oque quero dizer é: assim como eu posso ser apenas uma bolha pensante, podem existir varias bolhas pensantes, cada uma vivendo separadamente dentro de seus próprios universos imaginados. Isso destrói a teoria de que o ser humano é um ser sociável, porque o eu1, se for ele um ser humano, vive sem qualquer ligação com os "eles1". Mas isso não vem ao caso.
Imagine então que todas essas bolhas pensantes sejam uma experiência de um criador (Deus para os cristãos, Alá para os muçulmanos, Bigbang para os cientistas) para decidir qual o mundo que irá criar. Um "concurso" para decidir qual seria o melhor mundo dentre os pensados, para então colocá-lo em prática (Imagino que não seria o meu. A não ser que as outras bolhas pensantes não sejam tão criativas quanto o eu1.). Pensar que eu posso ser apenas uma cobaia de uma experiência qualquer não é muito legal.
Ah, lembrei, já ouviu falar que o ser humano é um pedaço do mundo tentando se conhecer? Isso significa que os meus eus querem se conhecer. Haha. Outra coisa interessante também é que além de dois eus, existiriam dois Deuses: o deus1 e o deus2, sendo o segundo imaginado pelo eu2 e criado pelo eu1 e o primeiro aquele que está fazendo a experiência com as bolhas pensantes.
Bom, vou parar por aqui se não o post fica gigante e começa a ficar confuso. Pensem nisso: O mundo é real ou é apenas fruto da sua (minha) imaginação?
Até o próximo post.
PS: por favor, se você não for real me deixe um comentário avisando!

5 comentários:

  1. Eu não sou real paulo... foi mal...
    sausuahsuahushaushauhs
    caraca!!! a gnt tem alguma ligação mental OO
    eu tava pensando nisso hoje
    assitiu matriz na tv acabo hj tbm foi? acho q passou na Warner...
    suahusahushauhs
    fiquei pensando nisso a tarde toda... pensei ate em escrever.. se eu conseguir escrever sobre isso te aviso chuchu!

    ps: eu realmente não existo... o que você conhece de mim são coisa que eu criei e coisas q vc deduziu ou espera de mim... eu não existo, por que nem eu mesma me conheço oO (talvez isso possa fazer parte do texto que eu vou escrever... veremos)

    ResponderExcluir
  2. eu não sou real cara e não to dando autógrafos!

    mas ficou 'interessante' seu texto, apesar de ser confuso ao extremo hahahaha

    mas eu entendi, ahh essa aulas de filosofia...

    ResponderExcluir
  3. Bom, não sei mto bem o que eu sou, mas ninguém aqui em Terra, sabe mesmo, e digo, que há muito mais coisas entre o céu e o inferno do que o que nossos olhos podem ver! Nada podemos dizer ou ver, mas eu sei, que exitem muitas outras coisas que não podemos ver, ou que materilamente não existem, mas se você consegue amar,aí então você passa a existir de verdade, porque não existe mesmo nada mais forte do que o amor. Você pode pensar mas as melhores coisas que já teve, você não as podia tocar! E etc... ( não qro escrever um livro nesse comentário!)

    Muito boa questão abordada!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paulo. Aqui quem fala é a Priscila, dona do Kiss My Ass!, e amiga da Lorena.
    Eu penso muito sobre esse tema que você abordou. Adorei o post, gostei do seu jeito de escrever. É o meu tipo preferido de escrita. Envolvente, um diálogo com o leitor.
    Sobre o tema, eu sou sim real. Sinto muito, HAUHAUAHUA.
    Quem me afirma isso é Descartes, dentre outros racionalistas. Penso, logo existo...lembra?
    Gostei mesmo do post, e desculpe pela demora de dar uma passada aqui.
    P.S.: A gente faz aniversário no mesmo dia...Que assustador o.o
    :*

    ResponderExcluir
  5. Poxa!!!
    Que confusão na mente da gente ^^
    Háá.. Acho que vai ser difícil achar algum ''eu1'' aki.Acho que ninguém sabe realmente de onde veio, sempre falam que Deus criou a terra e essas coisas da bíblia, eu não duvido de nada, mais acho que tem muito mais coisa por traz de tudo que a gente pensa existir, eu sempre achei um ''buraco''no meio das historias, existe sempre um porque nas historias, existem coisas que não sao reveladas, ou descobertas, Eu vi esses dias que descobriram outro planeta habitavel, e ai.. será que nós fomos os primeiros a existir? será que existe so a gente nesse mundo? Afinal.. o espaço é infinito, e se existe 'vida' aqui, por que não pode existir em outro lugar né ;D
    Muito bom o post paulo!
    Vo te colocar lá nos favoritos adoro seus textos =P ((falei tanto rsrs..))

    kissus ;*
    www.ylaviolet.blogpsot.com
    Myla \õ

    ResponderExcluir