quinta-feira, 15 de julho de 2010

Saudade


Ah, saudade. Palavra que não possui traduções para outros dicionários. Eleita a 7° palavra mais difícil de se traduzir. Como pode não haver tradução para um sentimento global? Todos sentem saudades (ou deveriam sentir). Não pode ser simplesmente comparada ao "miss" do inglês, até porque sentir saudade não é simplesmente sentir falta. É algo mais. É querer a todo custo quebrar a linha do tempo e voltar ao passado para vivenciar uma situação novamente. Ou atravessar continentes para ficar perto de quem se gosta.
Entretanto não é sobre sua tradução que queria falar. Andei pensando bastante sobre ser ou não um sentimento bom, agradável. Se por um lado a saudade te lembra de momentos ótimos, pessoas especiais e lugares marcantes, por outro ela te mostra que você não pode tê-los, seja nesse momento, por um ano ou para sempre. Saudade dói, e muito. Lembro-me de uma frase que li: "Quando a saudade não cabe no peito, transborda pelos olhos". É verdade, porém quando o sentimento se materializa em lágrimas nós não sabemos se são de alegria pelo vivido ou de tristeza pela ausência. Creio que seja um misto de ambos. O grande paradoxo tristeza/alegria sintetizado nesse sentimento tão curioso.
Porém uma coisa é certa. A saudade é útil, se não essencial. Ela alonga os laços invisíveis para que possam resistir à distância, física ou temporal. Sem a saudade só nos seriam importantes o aqui e o agora. Podemos dizer então que ela é o nosso principal remédio para a amnésia sentimental.

"Saudade é não saber.
Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos,
não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento,
não saber como frear as lágrimas diante de uma música,
não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche."

(
Martha Medeiros)

5 comentários:

  1. Que lindo sua concepção para com a "saudade"
    *--*
    Lindo também os versos de martha Medeiros.
    Parabéns.
    bjos ;*

    ResponderExcluir
  2. oi Paulo ^^ aqui para dizer que sua Crônica foi Publicada no papéis de circunstâncias http://papeisonline.blogspot.com/2010/07/e-mentirinha-paulo-meucci.html se você quiser que ela saia no nosso impresso, que chega gratuitamente na casa de nosso assinante vá na pagina seletiva, lá no nosso blog e saiba como.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. realmente ficou bom como vc disse q ficaria...
    parabéns pelo texto....
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Nossa Paulo... você está começando a me assustar..
    Esse texto ficou maravilhoso e concordo completamente com ele...
    Eu posso dizer que é real pq estou sempre com saudade de alguma coisa.
    Muitooo lindo amigo!!

    ResponderExcluir
  5. voce me surpreende com seus textos
    ficou muito perfeito, parabéns.

    ResponderExcluir