quinta-feira, 8 de julho de 2010

Banalização do amor


Modinha do momento: dizer eu te amo. Orkut, Formspring, Facebook. Basta entrar em algum desses sites, ou em vários outros parecidos, que você irá se deparar com um " shopping amanha? bjux te amo" ou "conheço a dois dias e já é especial!!! te amuuuu.". Um recado: "eu te amo" não é "bom dia"!
Será que esses "superamantes" pensam realmente que amam ou falam isso só para aparecer? Acho que eles não sabem realmente o valor do verbo amar, e o estão confundindo com o gostar. Ou então seja apenas um jeito de super estimar uma relação. Quem sabem, infelizmente, seja para se conseguir uma namorada apelando para falsos sentimentos.
Amar alguém não é gostar das mesmas bandas ou ter o mesmo signo, é se sentir completo em sua presença, é estar disposto a lhe dar toda sua felicidade, é compartilhar de suas tristezas. Amar denota intimidade, confiança, sincronismo.
Quando se diz "eu te amo" você se entrega completamente. Dizê-lo é, ou pelo menos era, um grande passo numa relação, quase comparado a entregar as chaves de casa num pedido para se morar junto.
Como bem exemplificado num texto que eu li a um tempo:
"Dizer que ama alguém, quando o sentimento é genuíno, é algo que vem tão das entranhas, que muitas vezes demora a sair, a ser verbalizado. E quando sai, pode ser numa fala meio embargada... com a voz sumindo... algo dito no fim da conversa, que a gente diz e “sai correndo”. Correndo pra um abraço ou beijo, pra dizer tchau na conversa ao telefone, pra acalmar alguém que tá triste ou com problemas, dar colo... mas é normalmente algo que se diz no fim de um papo. Porque o “eu te amo” verdadeiro dispensa palavras depois."
Não diga que ama quando o sentimento não for verdadeiro. Se não pelo respeito ao sentimento, faça, pelo menos, pela pessoa que você diz amar. Será mesmo que ela merece ser enganada dessa maneira? Sem contar que , se continuarmos assim, usaremos "eu te amo" até para terminarmos relacionamentos.

"...tem gente que não sabe amar,
tem gente enganando agente,
olha nossa vida como está,
mas eu sei que um dia agente aprende..."
Renato Russo

E é isso por hoje. Até o próximo post o/

12 comentários:

  1. Verdade, muitas pessoas falam "eu te amo" como respiram; às vezes até acreditam amar mesmo, e esse é um problema grave - as pessoas estão esquecendo do que é o amor.

    Flaemmchen

    ResponderExcluir
  2. Verdade, mais eu falo sempre ''Amo vcs'' no final dos meus post's, por que eu gosto que as pessoas vejam o que se passa no meu blog, na minha vida, gosto de compartilhar isso, eu amo o mundo ;D e acho que tem muita gente que se alegra ao ver um ''Eu te amo'' mesmo que não seja pra eles, isso desperta alegria (é o q eu penso)
    ;D

    Kissus ;*

    (vc ganhou 2 selos de mim ;D logo eu te mando quando atualizar o blog ;*)

    ResponderExcluir
  3. Prontin..Vim aqui para te avisar que os blogs estão presenteando outros blogs com 2 selos como se fossem prêmios, uma espécie de corrente do blog pra dar prêmios paras os que a gente acha mais legal! Eu te presenteei!! *0* Agora para entender melhor como funciona, entra lá no meu blog (Y) e vá no post ''Selos'' *-*

    KisSus ;*

    www.ylaviolet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que você disse, acho que as pessoas dizem que amam achando que vão 'ganhar' a pessoa demonstrando sentimentos falsos. E o irônico é que, quando o sentimento é verdadeiro, o 'eu te amo' custa mais a ser verbalizado mesmo. Parabéns pelo blog :*

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo no texto chuchu!
    Adorei! =D
    Super interessante como sempre!

    ResponderExcluir
  6. perfeito o texto. infelizmente essa frase tão intensa se banalizou. engraçado como já tive namoradas que diziam que me amavam com dois meses de namoro. na minha vida toda só consegui dizer isso duas vezes. amei e estou amando, mas eu precisava sentir. e pra mim isso requer tempo. enfim, prefiro ser honesto do que apenas jogar palavras ao vento.
    belo texto.

    ResponderExcluir
  7. Concordo! As pessoas não conhecem o que é amor, e julgam como qualquer sentimento.
    [odeio recado tipo: "pouco tempo que conheço e é especial,Amo] Como vc disse toscO.
    Mto bom o conteudo do post.
    abraços
    Te sigo.
    http://jovemandrade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. deixe estarem, um dia aprenderão...


    grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Verdade Paulo, muitos talvez não sabem o valor de um amor de verdade, por isso dizem a palavra em vão, ou simplesmente falam por uma obrigação... O mais bonito, e sincero principalmente, é aquele que sai naturalmente, sem nem mesmo perceber. (:

    ResponderExcluir
  10. simplesmente amei o post... PARABÉNS
    bejos...=*

    ResponderExcluir
  11. é, dizer "eu te amo" ficou simples demais,a intensidade e o valor da palavra ja não significam mais o que era pra significar.
    parabéns, mais um otimo post.

    ResponderExcluir